11/28/2012

Nizza, Saint Paul de Vence, Cannes e Monaco

Entre os dias 23 e 25 de novembro fizemos uma pequena viagem para o sul da França. Desde quando descobrimos que viríamos para Genova, que localiza-se na esquina noroeste da Italia, já havíamos pensado na possibilidade de fazer um giro por lá. Genova esta a mais ou menos 200Km da fronteira da Italia com a França, nas cidades de Menton (francesa) e Ventimiglia (italiana). Tal lugar é de fácil acesso graças aos trens italianos, que chegam até as mais remotas cidades.

Organizamos a viagem junto de 4 amigas francesas e uma belga. Além de uma viagem coletiva assim ser bem divertida elas nos ajudaram muito com a língua. Compramos os bilhetes de trem de Genova até Ventimiglia, viagem essa que durou cerca de 2 horas. Chegando lá trocamos de trem, indo para as composições francesas. Sendo assim, de Ventimiglia pegamos um trem para Monaco. A viagem inteira é muito bonita, com paisagens incríveis, sem contar o fato de viajar de trem, que é muito bom.

Em Monaco já tínhamos um carro alugado para 7 pessoas. Saindo da estação fomos pelas ruas, lindas e históricas, procurar a agência. Impossível pra alguém que gosta e assiste Fórmula 1 desde criança não ficar encantado com a cidade. A cada esquina vinham cenas de GP’s antigos e ultrapassagens que lá ocorreram. Pegamos o carro e nosso próximo destino era Nice. Bem pertinho, não gastamos nem 40 minutos de carro e já estávamos lá. Cidade muito bonita, do mesmo tamanho e muito parecida com Genova, exceto pelo fato de que lá existem Trams, que são o meio de transporte mais legais depois dos trens.

Enfim, saímos para conhecer a cidade e comer os docinhos, o queijo e a baguete francesa. E não é que são gostosos mesmo? Tudo muito bom, pena que caro. Nice foi uma das cidades mais caras que já fomos, e como iriamos ver depois, todas as cidades da França que fomos também. Compramos umas cervejas e vinhos no mercado e fomos beber na praia depois de uma voltinha pelo centro histórico, que é muito bonito por sinal. No dia seguinte acordamos bem cedo pra dar uma volta na cidade de dia e depois pegamos o carro e fomos rodar sentido Marselha. Passamos por algumas cidadezinhas costeiras bem chatas até chegar a St. Paul de Vence. Lindo burgo medieval minúsculo encravado nas montanhas. Esse lugarejo parou no tempo, muito bonito. Na entrada da cidade, cercada por muros, vimos alguns senhores jogando bocha.

De lá fomos Cannes. Cidade linda e muito rica. Se em Nice as coisas eram caras lá eram o dobro. Demos uma voltinha pelo centro, subimos no castelo, fomos no teatro onde ocorre o Festival de Cinema de Cannes e decidimos voltar para Nice para dormir, já que simplesmente não existiam lugares baratos para dormir por lá.
 Domingo de manhã pegamos o carro bem cedinho e fomos para Monaco. Finalmente. A cidade é realmene muito rica e ter Ferrari lá é uma coisa normal. Visitamos o cassino, no alto, de onde se tem uma vista linda de toda a cidade, e depois fizemos o caminho do circuito.
cassino

Era o lugar que eu estava mais ansioso para conhecer. Todos estavam tratando-a como apenas uma cidade de passagem, mas na minha cabeça eu imaginava os carros passando, a torcida, o barulho. E assim fizemos. Antes de entregar o carro na agência fizemos o traçado do circuito de Monaco. O fiz na contramão, da entrada dos boxes para trás. Foi uma das coisas mais emocionantes de toda a viagem para mim. Não precisei de mapa nem GPS pois tinha o circuito perfeitamente desenhado na minha cabeça. A cada curva, acelerada, era inevitável não lembrar de Senna, Schumacher, Prost, Panis... Dentro daquele carro com 7 pessoas que era quase um ônibus, por aqueles instantes me senti um piloto. E para finalizar a volta de Monaco na contramão a agência onde devíamos deixar o carro ficava exatamente na linha de chegada. Melhor jeito para terminar aquele dia não tinha.

Depois pegamos o trem na Gare de Monaco (estação linda por sinal), fomos para Ventimiglia e depois para Genova. Todos cansados e dormindo no trem, e eu sonhando com a minha volta inesquecível em Monaco.