10/28/2012

La routine 2.

Demos um tempo com as viagens e estamos de volta em Genova. Escrevo esse post só para dar um panorama geral de como anda a vida por aqui.
Estamos novamente em período de aulas, então devemos aproveitar os feriados para viajar.
A temperatura está começando a cair aqui na Europa, e tem lugares em que já começou a nevar. Aqui na Itália está nevando nas regiões da Lombardia, Piemonte, Aosta, Trentino Alto Adige e Friuli Venezia Giulia.
Aqui na Liguria não nevou, mas tem chovido bastante e a temperaturas caíram. A máxima hoje por exemplo foi de 10 graus, mas com uma sensação térmica que parece bem menor devido aos ventos. As pessoas já começaram a sair encapuzadas nas ruas e o frio agora veio para ficar (e aumentar vada vez mais).
Tem-se falado bastante dessa queda de temperatura porque em muitos lugares é normal que comece a nevar só em novembro. Por isso acredita-se que o inverno será bastante rigoroso esse ano.
Fizemos amizade com algumas meninas francesas e belgas e apresentamos para elas o samba e a cachaça. Elas adoraram. O Vi até as ensinou a sambar!
Outro dia teve um churrasco aqui, e conseguimos matar um pouco da saudade. Tinha fartura de comida e bebida, principalmente de sangria, devido à enorme quantidade de espanhóis que vem para cá fazer intercâmbio.




O começo do churrasco foi regado à música eletrônica, mas depois ouvimos os "clássicos" brasileiros como 'ai se eu te pego', 'balada boa' e 'eu quero tchu, eu quero tcha'. E obviamente todos os gringos sabiam de cor as letras, embora não façam ideia do significado. Alguns amigos até nos pediram para traduzir, o que foi uma tarefa bem difícil, digamos de passagem.

Após viver quase nove meses aqui podemos dizer que conhecemos bem Genova, mas ainda há muito mais para se conhecer. Para chegar da nossa casa, (localizada em uma das principais avenidas de Genova) até onde estudamos pode-se fazer um caminho que consiste de quatro ruas principais, retas e longas. São elas a Via XX Settembre, rua em que moramos, a Via XXV Aprile, a Via Garibaldi (considerada uma das ruas mais bonitas da Itália) e a Via Cairoli.



Via Garibaldi, a rua mais bonita da Itália


Mas percorrendo-se os vicos, pequenas ruelas tipicamente italianas, pode-se descobrir quase que uma outra cidade. Geralmente não andamos pelos vicos, principalmente a noite, porque pode ser perigoso. Mas pelas vezes que já andamos, percebemos uma diversidade cultural muito grande que não se percebe nas vias principais. Tem alguns vicos, por exemplo, em que predominam lojas de produtos indianos e africanos. Em um desses vicos existe uma espécie de adega em que compramos um vinho muito bom por apenas dois euros! Funciona no seguinte sistema: você leva uma garrafa de plástico e pode comprar um litro de vinho a sua escolha, tinto ou branco. Se você não tiver a garrafa pode comprá-la por cinquenta centavos.
Em outros vicos existem inúmeros brechos, lojas pra todos os estilos possíveis.
Estamos começando a ficar um pouco nostálgicos pensando que faltam poucos meses para a nossa volta, e imagino que uma redescoberta da cidade dessa forma seja um modo de aproveitá-la ainda mais nesse tempo que nos resta.
Aproveitando o tempo um pouco mais frio iremos nos aventurar (ainda mais) nas ruas e ruelas de Genova, nos outros bairros (Genova é realmente uma cidade grande pros parâmetros europeus, e tem bairros que ainda não conhecemos direito). Vou relatando nossas descobertas aqui, como sempre.

Baci.
Location:Génova,Itália
SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Carol Candido. All rights reserved.
Blogger Templates by pipdig