7/13/2012

Bologna, Parma e Faenza


Ciao a tutti!

Esses dias fomos visitar mais três cidades italianas: Faenza, Bologna e Parma.
Faenza é uma cidadezinha medieval bem pequena, uma graça. É a cidade natal da Laura Pausini. É típica cidade pequena, e deu pra sentir uma diferença contrastante com Roma. Todo mundo falando italiano, as pessoas te cumprimentam na rua, conhecem os vizinhos pelo nome. Uma delícia. Passamos um dia inteiro ali e a noite fomos para Bologna.
Nós e nossos amigos tomando um sorvete em Faenza!

Bologna é maior e conhecida por receber muitos universitários. Fizemos um tour para conhecermos igrejas, universidade, o centro e tudo. Em uma das praças principais de Bologna tem um telão de cinema enorme em que pode-se assistir clássicos do cinema projetados de graça aos sábados e domingos. No dia em que estávamos ali assistimos um filme de Hitchcock. Estava muito calor e por isso tomamos muito sorvete. Tivemos alguma dificuldade para encontrar lugares para comer, porque geralmente depois das 15h é quase impossível achar um restaurante em que ainda estejam servindo almoço.

Tela de cinema na praça!

Alla bolognese!

Turistando!

Ainda na praça principal de Bologna vimos uma manifestação linda de sírios que moram na Itália, falando sobre o massacre que tem ocorrido no país natal deles. Crianças, idosos, jovens, todos unidos para defender sua pátria. Achei realmente emocionante. O Vi, que tem descendência síria e italiana, ficou muito emocionado também.


Uma pequena curiosidade: macarrão a bolonhesa e macarrão al ragú são basicamente a mesma coisa. O nome a bolonhesa, na Itália, é usado somente na cidade de Bologna e seus arredores, em outros lugares chamam o molho de ragú para não dar ibope aos bolonheses.

Por fim, visitamos Parma, uma cidade bonita, mas muito pequena. Das 13h às 15h a cidade estava vazia, porque é a hora pós almoço em que as lojas fecham e as pessoas tiram a famosa siesta. Como ficamos entediados, resolvemos comprar um vinho e um queijo e ficar na praça conversando.
Estádio do Parma

O vinho e o queijo que compramos, e um souvenir que comprei em Bologna: o Tamborino.

Principal igreja de Parma, em reformas.
Baci


Onde ficamos: Só dormimos em Bologna, no Hotel Holiday (site aqui)
Minha opinião: Hotel muito bom, limpo, com café da manhã bom e preços acessíveis!Emoticon smile.svgEmoticon smile.svgEmoticon smile.svg



SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Carol Candido. All rights reserved.
Blogger Templates by pipdig