6/10/2012

Chi non salta è genoano!



Ciao a tutti!

Bom, desde a última vez que atualizei o blog muitas coisas aconteceram.

A primeira delas foi a visita da Mari, que foi muito boa. Ela ficou aqui dois dias e nós tentamos mostrar um pouco da nossa cidade, contar um pouco da história dela, da culinária (principalmente! hahah)e até fomos a uma cidadezinha aqui do lado, Camogli, que é belíssima, uma das praias mais bonitas da Riviera Ligure (já falei dela em um post). Ela ficou aqui no nosso apartamento e até passou por um terremoto (embora não tenha sentido porque estava dormindo...ahhaha).

A segunda foram as duas provas que tive essa semana. O sistema de avaliações italiano é meio diferente. Na faculdade de letras a maioria das provas são orais, e eles tem os chamados 'appello d'esame', que são as provas, só que funciona assim: o estudante tem a chance de fazer a prova quatro vezes, para tentar passar, ou seja, ele tem quatro 'appelli' para tentar passar no semestre. A primeira prova que eu fiz foi sussa, a professora pegou leve porque eu sou estrangeira e tudo o mais, acabei tirando uma nota equivalente a 8,8. Já na segunda prova o professor queria que eu analisasse um poema do Eugenio Montale que ele escolheu na hora, e depois eu teria também que analisar um canto da Divina Comédia. Tudo em italiano. Obviamente foi muito difícil, porque não era uma pequena análise, é o tipo de análise que fazemos nos trabalhos finais da letras. Então falei com ele e vou refazer a prova de um jeito mais tranquilo.
O que me irrita nesse sistema é que, como as provas são orais, vai um por um para falar com o professor. Nessa segunda prova cheguei 10h da manhã e fui fazer a prova só 14h (não tem ordem de chegada nem horário pra cada um, é ir chegando e se amontoando pra fazer). Fiquei bem irritada e isso afetou meu desempenho, expliquei tudo isso pro professor e ele super entendeu, disse que isso acontece com os estrangeiros porque não estamos acostumados.

A terceira coisa é que como está chegando o fim do semestre, nossas amigas vão começar a ir embora. Nossa amiga espanhola já foi embora e eu fiquei bem triste porque gosto demais dela. Mas o bom é que com o fim do semestre vamos poder viajar! =]

E a quarta coisa, pra finalizar, foi a subida da Sampdoria pra série A, que aconteceu hoje!

A cidade se pintou de azul, vermelho e branco e obviamente não se via nenhum outro torcedor que não fosse da Samp. Os blucerchiati (como é chamada a torcida da Sampdoria) comemoraram e tomaram a principal rua da cidade, a Via XX Settembre (que é onde moramos, e, portanto, ouvimos os primeiros barulhos e já saímos pra ver a farra).
Ver tudo isso me deu uma saudade louca de ir no estádio. Agora poderemos ver mais jogos interessantes aqui, e quem sabe até um clássico Derby della Lanterna (como é chamado o clássico da cidade, entre Sampdoria e Genoa).


Por fim, uma última palavrinha sobre a Eurocopa. Aqui não tem tido nenhuma grande manifestação de torcedores, só vejo algumas bandeiras da Itália (mas isso sempre tem) e umas camisetas a mais pra vender. O que mais vejo falar é sobre os cachorros que foram mortos na Ucrânia. Os italianos são muito ligados aos seus animais de estimação e por isso sempre fazem protestos contra a vivisecção, contra os maus-tratos com animais e, agora, contra a Euro por conta desse massacre canino.
Hoje teve, também, um Flash-Mob na praça convocando os italianos a se unirem para ajudar a Grécia, dizendo que a Itália também é Grécia porque a Grécia é Europa, e os europeus tem que se ajudar. Eu acho interessante e ao mesmo tempo perigoso esse sentimento que eles querem criar de união europeia (assim em minúsculo pra simbolizar não a UE de fato, e sim uma união dos europeus). Acho muito interessante e válido, mas o meu medo é que a linha que separa isso de um nacionalismo exarcebado é muito tênue (como aquilo que infelizmente tem acontecido na Grécia: com o pretexto de unir os gregos, de ter a 'Grécia para os gregos', grupos neonazistas tentam a ascensão ao poder).
Enfim, é isso.

Baci.
SHARE:

5 comentários

  1. Olá Carolina,
    Vou estar em Génova e arredores de 7 a 15 de Agosto de 2013 e precisava de uma ajuda:
    - É grátis ir para as praias? Li num post que em quase todas é necessário pagar entrada. Pode confirmar?
    - Por exemplo em Camogli, teve que pagar para entrar na praia? Qual será a melhor zona de praia Riviera de Levante ou Riviera de Poente?

    Agradeço a ajuda.
    Gil R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil, obrigada pelo contato!
      Então, toda praia tem uma área grátis e uma paga. A área paga, se não me engano você deve pagar 5 euros e aí pode desfrutar das cadeiras e das instalações como chuveiro. Mas tem a área gratuita, que geralmente fica entre uma barraquinha e outra, e onde as pessoas se 'amontoam'. Tem praias que tem áreas grátis enormes, e uma delas é justamente Camogli (que vale a pena conhecer, é a minha preferida).
      Eu prefiro as praias da Riviera Levante, porque ali se encontram também as Cinque Terre, patrimônio da Unesco. De todas as cinco considerei Monterosso e Manarola as mais fáceis para "ir à praia" de fato. Monterosso lembra até um pouco as praias brasileiras porque é uma grande orla aberta. Já Manarola é fechada, mas parece uma piscina natural.
      No Poente você pode levar em consideração Noli e Varazze, ambas são lindas e tem áreas abertas.

      Se você quiser pode ver mais informações nesses posts:
      http://europapernoi.blogspot.com.br/2012/06/andiamo-in-spiaggia.html

      http://europapernoi.blogspot.com.br/2012/07/ciao-tutti-vida-por-aqui-continua-otima.html

      Ou pode entrar em contato comigo novamente.
      Boa viagem para você e curta muito porque a Liguria é uma região maravilhosa!
      Abraços.
      Carolina Candido.

      Excluir
  2. Carolina,
    Muito obrigado pela sua atenção e simpatia.
    Vou certamente ter em conta as suas dicas.
    A Liguria deve ser mesmo uma região maravilhosa, quero desfrutar o máximo.

    Por agora ainda só reservei as passagens aéreas para Milão, mas em breve vou definir quais o locais a visitar, em que localidade(s) reservo hotel, se viajo em carro alugado e/ou de trem...

    Vou continuar a minha pesquisa. Se necessitar ajuda ajuda volto a contactar. Mais uma vez agradeço a sua amabilidade.

    Gil R.

    ResponderExcluir
  3. Olá Carolina,

    Preciso mais uma vez da sua ajuda. Pode ser?
    Já decidi. Para poder visitar a cidade e as redondezas vou ficar 4 dias (3 noites) em Génova. Estou indeciso em 2 hotéis e preciso da sua ajuda para indicar qual a melhor zona.
    Estou em dúvida nestes 2 hotéis:

    Hotel NH Marina, Génova, Italy
    http://goo.gl/maps/FL2rn

    Hotel NH Plaza, Génova, Italy
    http://goo.gl/maps/ZZk9S

    Para além destas zonas, na sua opinião existe alguma mais recomendável ou a evitar?
    Em muitos fóruns na internet dizem que há muitos ladrões em Génova. Confirma? Vou viajar com a minha esposa e o meu bebé de 3 anos e prefiro evitar as zonas mais perigosas…

    Carolina, mais uma agradeço a sua ajuda.
    Se precisar de qualquer coisa em Portugal, estou ao seu dispor…

    Gil R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil, tudo bem?
      Sem problemas, posso te ajudar sim.
      Acredito que o número de dias que você escolheu é ótimo, suficiente paDosra conhecer Genova e redondezas.
      Dos hotéis que você falou, o melhor, pela localização e facilidade de acesso é o NH Marina, porque localiza-se no porto. Na minha opinião a zona do porto é uma das mais bonitas de Genova e hoje em dia não é mais perigosa como era antigamente. Eu já fui passear diversas vezes lá por volta da meia-noite e estava sempre bem policiada e com pessoas andando o tempo todo, inclusive crianças pequenas e cachorros.
      Como vi que você escolheu hotéis quatro estrelas, no entanto, gostaria de te recomendar um outro hotel.
      http://www.hotelbristolpalace.it/
      O Bristol é em um dos corações de Genova, a Via XX Settembre, super bem localizado. Essa é a zona menos perigosa e mais movimentada de Genova, a avenida principal, perto do metrô (embora o metrô em Genova apenas circule a região da Via XX e do Porto Antico) e de todos os comércios.
      O NH Plaza é bom, mas localiza-se próximo ao Castelletto, uma zona mais alta de Genova que não é tão movimentada. Como você estará com criança, é sempre bom ficar perto de áreas movimentadas.
      Na verdade não tive problema algum com assaltos em Genova, mas ouvi dizer que eles existem. Se puder evitar a região da Via Lomellini, que dizem ser perigosa, seria bom (na verdade é só essa rua mesmo que é bom evitar a noite, a região dela em si é boa). E é sempre bom evitar andar pelas vielas a noite também.

      Qualquer dúvida pode entrar em contato novamente, sem problemas!
      Em que região de Portugal você mora? Estive em Lisboa e Sintra e me apaixonei!

      Abraços.
      Carolina Candido.

      Excluir

© Carol Candido. All rights reserved.
Blogger Templates by pipdig