6/13/2012

Andiamo in spiaggia?


Ciao a tutti!

Farei um post bem curtinho, só pra compartilhar uma coisa com vocês que hoje descobrimos ser muito típico aqui em Genova: ir à praia.
Por causa do porto, obviamente as praias de Genova não são muito indicadas para nadar, mas ainda tem uma ou outra que se salva. Só que aqui na Liguria tem muitas praias que são lindíssimas e que valem a pena serem visitadas.


Boccadasse (Genova)


Nervi (Genova)


Noli (Riviera Ligure)

Varazze (Riviera Ligure)

Camogli (Riviera Ligure)

Portofino (Riviera Ligure)

Bogliasco (Riviera Ligure)



Como já disse, Genova se localiza na Liguria. A cidade de Genova tem algumas praias bonitas (como Boccadasse e Nervi, que indiquei em parênteses), mas na Liguria em si tem praias ainda mais belas, as praias da chamada Riviera Ligure. Não conhecemos todas ainda, mas cada vez me encanto mais. É bem diferente do nosso conceito de praia, porque a maioria não tem areia (e as que tem nem sempre são iguais a nossa, é uma areia mais escura. É raro ser aquela areia clara nossa). Mas é uma delícia também. Todas essas praias são acessíveis de Genova por trem, pagando um preço bem barato (menos de 3 euros de passagem) e são lindas.
Hoje fomos à Bogliasco, que tem uma areia escura, bonita, e essa água mais azul do mundo inteiro. Passamos a tarde ali, o Vi até arriscou dar uma nadadinha e gostou, apesar de ter muitas pedras e ser meio difícil de se manter em pé na água.
Eu fiquei na areia tostando e observando as pessoas. Chegaram MUITOS adolescentes, todos vestidos com roupas de ir à escola (meias, tênis, blusinha, calça), mas a maioria tinha por baixo o biquini, e os que não tinham se trocavam na praia mesmo (só a parte de cima, a de baixo não vi ninguém fazer). E é perceptível que isso é um costume, ou seja, os alunos vão pra aula em Genova, saem da aula, pegam o trem e vão passar a tarde na praia e depois voltam. Achei a coisa mais gostosa do mundo, principalmente porque depois de um dia inteiro nessa praia você não se sente grudento e com uma necessidade absurda de banho que nem nas nossas praias. Dá pra ficar tranquilamente enrolando um tempinho e até dar uma saidinha depois sem ter que ficar correndo procurando um chuveiro (e tem os chuveirinhos de praia). Nós fomos pra praia e depois pegamos o trem de volta pra casa, paramos pra comer uma pizzata (que os italianos comem DEMAIS, é tipo comer um salgado no Brasil, pra eles é a pizzata, um pedaço quadrado de pizza, geralmente de margherita, cheeeeio de molho e que eles compram pra ir andando e comendo) e começou a escurecer só quase umas 22h.
Comecei a gostar dessa vida de caiçara italiana, é bem gostosa, principalmente porque dá pra ir pra praia todo dia, mas no dia-a-dia você não sente que mora em uma cidade litorânea (porque a cidade é enorme, histórica e você pode andar por horas sem lembrar que o mar tá ali pertinho). Enfim, está bem gostoso, e com esse calor é uma boa pedida praia todo dia. 


Baci.
SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Carol Candido. All rights reserved.
Blogger Templates by pipdig