2/17/2012

La vita comincia...

Ciao a tutti!

Desde o último dia em que escrevi, muitas coisas já aconteceram. Finalmente deu tudo certo na universidade e consegui pegar meu ‘libreto universitario’ e minha carteirinha. Como não preciso me matricular, apenas anotei o dia das matérias que gostaria de fazer e fui nas aulas. As matérias são ‘Storia della língua italiana’ e ‘Letteratura italiana’.
A aula de letteratura é muito boa. O professor está falando do início da literatura, coisa que já aprendi na USP, mas de um modo um pouco diferente, a visão dos italianos (na verdade, é praticamente igual ao que aprendi na USP, só tem um ou outro detalhe a mais). Depois ele vai se aprofundar no Eugenio Montale, um autor italiano que, inclusive, era genovês. Depois da primeira aula fui falar com o professor para me apresentar, e ele foi bem simpático.
Já a segunda aula, a de storia della língua italiana, começou muito bem mas promete ser uma chatice. Isso porque meu professor ‘resmunga’ muito, ou seja, ele começa falando normalmente e depois fica murmurando. Pelo jeito não sou só eu que acho isso, porque muita gente fica mexendo no celular durante a aula. Mas pelo menos nessa aula conheci uma menina simpática que espero que vá me ajudar bastante caso eu me sinta perdida. Como eu nunca vi essa matéria (na verdade já vi, mas por uma outra abordagem e de uma forma mais geral, diferente da proposta daqui), decidi que preciso me dedicar mais e encomendei o livro que o professor indicou.
Temos passeado bastante por aqui também, fizemos um tour com o ‘Genoa city tour’, ônibus de turismo bem bonitinho que roda a cidade explicando os pontos turísticos. Custa 10 euros e vale bastante a pena pra conhecer mais a história dos monumentos e prédios; muitos lugares que já havíamos passado ficaram bem mais bonitos agora que sabemos de fato o significado.
Nós no Genoa City Tour

     Alguns dias atrás vimos uma manifestação de senegaleses que moram aqui em Genova, contra o racismo e a favor da legalização da situação deles. Era um grupo até que grande de pessoas, em grande parte homens negros, que cantavam e falavam em praça pública a favor de suas causas. Lembrei dos atos dos estudantes e me senti estranha vendo um ato ‘do lado de fora’, ou seja, não participando dele e não sabendo de início seu contexto. Mas depois de um tempo ouvindo-os, eu e o Vi até os acompanhamos um pouco enquanto andavam pelas ruas. As pessoas paravam, olhavam, comentavam e continuavam a andar, mas respeitavam o ato. Não vi ninguém discutindo com os manifestantes e vi muita gente olhando torto pra polícia.
Manifestação de senegaleses

Agora está mais calor aqui, tenho colocado só uma blusa e o casaco, sem aquele monte de roupas, e no meio do caminho já sinto calor. Hoje o Vi até andou só de camiseta, sem casaco. Mas os genoveses insistem em sair todos encapotados de casa, de touca, luva e etc.
Ontem visitamos também uma basílica aqui de Genova que é muito bonita e cuja construção data do 1522, a Basilica della Santissima Annunziata del Vastato.
Interior da Basílica della Santissima Annunziata del Vastato

Amanhã finalmente nos mudaremos, mas parece que vai ser um pouco mais difícil do que eu pensava pra ter a internet, porque não podemos pegar o modem ADSL (porque não temos cartão de crédito) e teremos que dar um jeito de pegar o 3g. Espero resolver isso logo porque realmente não aguento mais esse computador do hostel.
Assim que der postarei fotos do apartamento.
Baci
SHARE:

Um comentário

© Carol Candido. All rights reserved.
Blogger Templates by pipdig