5/29/2011

Comer, rezar, amar





Qualquer filme ou livro que comece com um dos meus verbos preferidos já ganha minha atenção. Se ele envolve, ainda, viagem e auto-descoberta, então com certeza entrará para a minha lista de preferidos. E foi exatamente o que aconteceu quando assisti Comer, Rezar, Amar, com a Julia Roberts.

O filme, baseado em um best-seller homônimo, é uma comédia romântica que, embora possa se enquadrar na categoria por muitos motivos, não é o clichê que se espera desse tipo de filme. As mensagens que ele passa são importantes para quem, assim como eu, tem o sonho de viajar mundo afora. Qual é a mensagem? Posso resumi-la em uma palavra: VÁ!
Elizabeth era uma escritora que, de repente, começou a perceber que os problemas que tinham em seu casamento a consumiam e a deixavam infeliz. Então, ela resolveu largar tudo e partir sem olhar para trás, em uma jornada dela com ela mesma. Foi pra Itália, Índia e Indonésia [os verbos do título estão ligados a cada um desses países: Itália - comer, Índia  - rezar, Indonésia - amar]. 
Embora a parte da Itália me atinja de modo mais pessoal, uma vez que meu sonho de vida é conhecer aquele país, também fui tocada pela jornada espiritual de Elizabeth na Índia e pela forma como ela se redescobriu até chegar àquela pessoa completamente diferente que ela era na Indonésia. A fotografia do filme é excelente e faz com que, de fatos, viajemos junto com a protagonista em cada cenário, cada rua, cada pizza, cada templo. 
Ver a Liz procurar as ruas num mapa italiano e ir pra Napoli fez eu me sentir renovada em relação aos meus desejos. Eu tenho uma vontade desesperadora de sair pelo mundo, mas obviamente quando a oportunidade se aproxima bate aquele medo. Mas é esse medo que deve ser usado como força motriz para engrandecer a realização do sonho. O medo vira coragem. Coragem de enfrentar, sair, ver, sentir, conhecer. Coragem pra viver.


"Preciso pegar minhas coisas e partir, viajar..."
Caio Fernando Abreu.
SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Carol Candido. All rights reserved.
Blogger Templates by pipdig